quinta-feira, 11 de abril de 2013

Apresentação


  • A Sala de Leitura e o Espaço de Leitura visam precipuamente à inserção dos alunos na cultura escrita tendo os seguintes objetivos específicos:
I - Oferecer atendimento a todos os alunos, de todos os turnos e etapas/modalidades de ensino em funcionamento na Unidade Educacional;
II - Despertar o interesse pela leitura, por meio da vivência de diversas situações nas quais seu uso se faça necessário bem como do desenvolver as habilidades de leitura de livros, revistas e outros textos, contribuindo para o desenvolvimento do comportamento leitor do aluno e da comunidade escolar;
III - Favorecer a aprendizagem dos diferentes procedimentos de leitura por meio de estratégias metodológicas que promovam o contato com gêneros literários que circulam socialmente;
IV - Disponibilizar o acervo de forma organizada de modo a garantir o acesso da comunidade escolar aos títulos disponíveis;
V - Favorecer os avanços dos níveis de proficiência dos alunos juntamente com o professor regente da class Art.
  •   As Salas de Leitura e os Espaços de Leitura terão suas atividades articuladas e em consonância com os princípios educacionais dos Programas, "Orientações Curriculares: Expectativas de Aprendizagens e Orientações Didáticas", integrantes do Projeto Pedagógico das Unidades Educacionais.
  •  Nas Unidades Educacionais que possuam Espaços de Leitura compete ao Professor regente:
I - Conhecer o acervo.
II - Planejar atividades considerando os objetivos e as prioridades estabelecidos no Projeto Pedagógico da Unidade Educacional, adequadas às necessidades de cada classe.
III - Co-responsabilizar-se, em conjunto com o Coordenador Pedagógico e Diretor de Escola pelo acervo e pela organização dos Espaços de Leitura.
IV - Preparar rotinas a serem vivenciadas pelos educandos, organizando momentos para:
a) no Ensino Fundamental e Médio:
1) roda de leitura de livros de literatura;
2) roda de leitura de textos científicos;
3) roda de jornal;
4) empréstimos de livros para a leitura fora da escola;
5) pesquisa para a realização de estudos ou de assuntos específicos;
6) leitura de diversos gêneros;
7) exploração livre do acervo;
8) Clube de Leitura;
9) Formação dos Jovens Mediadores de Leitura;
10) Jornal Mural Literário.
b) na Educação Infantil:
1) hora da história - textos lidos pelo professor;
2) roda de leitura de diferentes textos;
3) recontagem de histórias;
4) acesso das crianças aos livros em diferentes tempos da rotina: seqüência de atividades, projetos, atividades permanente ;
5) acesso das crianças aos livros em diferentes espaços da rotina:rodas, cantinhos, área externa/interna.
6) leitura sistemática para os alunos de histórias de diferentes gêneros; 7) escolha pela criança de livros para apreciação e leitura;
8) contato cotidiano com livros, revistas, histórias em quadrinhos, etc;
9) empréstimos de livros para a leitura fora da escola;
10) Seleção de acervo de livros de qualidade adequada a cada faixa etária;
  •  Todo trabalho realizado nos Espaços de Leitura estará sob acompanhamento do Coordenador Pedagógico da Unidade Educacional, que receberá orientação das Diretorias de Orientação Técnico-Pedagógicas - DOT-P das Diretorias Regionais de Educação e da Diretoria de Orientação Técnica da Secretaria Municipal de Educação - DOT/SME.
  •  As Diretorias Regionais de Educação deverão organizar o Núcleo de Leitura, constituído de ambiente próprio, equipado com acervo especializado, com o objetivo de propiciar formação e enriquecimento profissional aos educadores da região.
                                                                                                                              Fonte: portalsme.prefeitura.sp.gov

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